MUJ
As ações, exposições, programação e o posicionamento do Museu estão nas principais redes sociais. Cada uma delas conta com um planejamento individual de conteúdo e distribuição de publicações variando os formatos entre fotos, vídeos, texto, áudio, lives e outros.
Além disso, todas as mesas das edições do Festival Literário do Museu Judaico de São Paulo estão disponíveis no nosso YouTube, juntamente com materiais educativos, entrevistas e vídeos de bastidores e de outros eventos que são realizados na instituição.
Por fim, em 2024 recebemos no Acervo permanente do Museu a Nano Bíblia, formada por uma fina camada de ouro de 20 nanômetros de espessura, fascinante combinação entre tradição milenar e tecnologia de ponta.
nano bíblia
Em agosto de 2024, incorporamos à nossa exposição permanente Judeus no Brasil — Histórias Traçadas uma Nano Bíblia, o menor Tanach (Bíblia Hebraica) do mundo.
Criada usando um feixe de íons focalizado, toda a Bíblia Hebraica (composta pelos 5 livros da Torá e pelos demais livros do Tanach) – com suas 1,2 milhão de letras – foi gravada em uma fina camada de ouro de 20 nanômetros de espessura, átomo por átomo.
O item foi generosamente doado ao Museu por Cid e Denise Antão, Salomão e Ivana loschpe, Marcos e Vivian Lederman, Helio e Fany Rotenberg, Gilson e Irit Schilis e a Associação de Amigos do Technion – Brasil.
Desenvolvido pelo Technion, Instituto Tecnológico de Israel, a Nano Bíblia permite inserir no debate público a nanotecnologia — neste caso, como um exemplo concreto de que ciência de ponta e tradição milenar podem coexistir de forma harmoniosa, proporcionando conhecimento, inspiração e soluções inovadoras.
vídeos em destaque
histórias que trazemos na mala
‘Histórias que trazemos na mala’ é a nova animação do Museu Judaico de São Paulo e da Sapoti Projetos Culturais.
Debora, uma menina skatista paulista, conta a histórias de imigrantes judeus que vieram para São Paulo, e que encontraram um novo lar no Brasil.
Objetos, documentos e fotografias que fazem parte do acervo do Museu são o ponto de partida para as histórias narradas pela personagem, que tem muito para contar e compartilhar.
exposições
virtuais
Ao desembarcar no Porto de Santos, porta de entrada dos que chegavam a São Paulo, os imigrantes judeus, homens, mulheres, crianças, pessoas das mais variadas idades e em diferentes condições, eram recebidos e acolhidos por um representante de uma entidade assistencial ou por um parente ou amigo da mesma localidade de origem.
A exposição Mulheres no acervo apresenta algumas mulheres de trajetória marcante, que têm sua história preservada no acervo do Museu Judaico de São Paulo.
confira nossas principais editorias e onde encontrá-las
Espaço, loja, acervo, programação, exposições, educativo, indicações e datas especiais estão no Instagram, Facebook e Twitter.
No Linkedin você pode encontrar histórias de pessoas, acontecimentos internos do Museu, institucional, vagas e oportunidades.
Conteúdos em vídeo, como lives, passeios virtuais e diálogos estão disponíveis no Youtube e Tiktok.
Fique por dentro e acompanhe o #museujudaicosp em todas as redes sociais.