educação e participação

Acolher, dialogar, conectar, transformar

Educação e Participação é o programa de mediação cultural do Museu Judaico de São Paulo (MUJ). Fazemos Educação quando o programa produz experiências em que os visitantes irão construir conhecimento através do diálogo, da troca e do debate. Participação diz respeito ao nosso compromisso em convidar diferentes perfis de públicos a se envolverem, fazerem parte do Museu e ajudarem na sua construção coletiva.

 

 

Amparada em uma pedagogia crítica, que estimula a criação, a colaboração, a investigação, a autonomia e a experiência, desenvolvemos ações educativas para mediar as exposições em cartaz, o patrimônio e o território com os públicos. Nosso objetivo é contribuir com a construção do conhecimento sobre a cultura, tradições, valores, costumes e história do povo judeu e sua inserção na cultura brasileira, em diálogo e em paralelo com outros grupos de pertencimento.

 

Entendemos a palavra público no plural: públicos. Isso quer dizer que reconhecemos e respeitamos as diferenças. Cada um de nós possui uma história, um repertório e interesses específicos. Partindo dessas semelhanças e diferenças é que pensamos a programação para que todos se sintam acolhidos. Estudantes, professores, famílias, pesquisadores, artistas, pessoas com deficiências, grupos identitários, ONGs e moradores do entorno são nossos públicos.

Educativo_Header

A partir deste programa, o Museu reafirma o seu compromisso com a Educação como um caminho possível para transformação e integração social.

Visitas mediadas com públicos agendados e espontâneos, oficinas de atividades, contação de histórias, mediação de leitura, encontro com professores, cursos e palestras são parte da programação fixa do Museu. Dialogando com as expressões culturais contemporâneas, também possuímos um braço digital, com a produção de série de animação 2D, visitas em vídeo e podcast em serviço streaming gratuito, que levarão o Museu até a casa das pessoas.

 

 

A partir deste programa, o Museu reafirma o seu compromisso com a Educação como um caminho possível para transformação e integração social. Com ele, esperamos contribuir para democratizar o acesso aos bens culturais, colaborar com a formação de públicos em Museus desde a infância até a vida adulta e auxiliar com a formação continuada dos profissionais da educação e da cultura.

 

As ações do Educação e Participação do Museu Judaico de São Paulo são viabilizadas com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei nº 8.313/1991. Ele é um projeto original proposto pela Sapoti Projetos Culturais, em co-criação com o Museu Judaico de São Paulo. Em seu primeiro ano, em 2021, o projeto é patrocinado pelo Grupo CCR.

 

PROGRAMAÇÃO FIXA

 

VISITA MEDIADA
Terça a sexta às 11h, 14h e 16h. Sábados e domingos às 15h. (mediante agendamento – preenchimento de formulário)
Educadores-mediadores realizam visitas às exposições em cartaz no Museu (consulte a nossa programação).

 

 

VISITA MEDIADA EM LIBRAS
Terças e sábados às 11h, 14h e 16h. (mediante agendamento – preenchimento de formulário)
Visitas acessíveis em Língua Brasileira de Sinais – Libras às exposições em cartaz no Museu (consulte a nossa programação).

 

 

VISITA TEATRALIZADA
Terça às 15h*

Sábados às 14h  (sessão com LIBRAS).

Que tal fazer uma viagem no tempo? Educadores-atores no papel de imigrantes carregam malas cheias de memórias em um trajeto pelo Museu.

*Especialmente na terça-feira, 15/03, não haverá visita.

 

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
Terças às 13h e quintas às 15h.

Sábados às 10h30h e 12h30h (sessão com LIBRAS).

Domingos: 10h30 e 14h.

Utilizando bonecos, adereços e músicas, os educadores apresentam histórias da tradição Judaica, da cultura popular e da literatura universal que dialogam com conceitos do Museu.

 

 

LIVRO VIVO
Quartas às 13h. 

Sábados e domingos às 16h (aos sábados, sessão com LIBRAS).
As primeiras viagens que fazemos pelas páginas de um livro são acompanhadas de um leitor experiente. Essa atividade propõe uma leitura compartilhada de livros que conversam com as temáticas das exposições em cartaz.

 

Agende sua visita

Dúvidas: agendamento@museujudaicosp.org.br e pelo telefone 11 2075-3207 (atendimento telefônico de terça-feira das 13h às 15h e
quarta-feira das 10h às 12h).

Equipe

Renata Simon

 

Daniela Chindler

 

Linda Derviche Blaj

 

Vinícius Zavalis

 

Alexandre Diniz

 

Dalia Schneider

 

Dinah Feldman

 

Leonardo Moreira

 

Denise Magalhães