Artistas do Papel: Obras colecionadas por Ruth Tarasantchi para o acervo do MUJ

EXPOSIÇÃO

06.05 a 15.10

06 de maio a 15 de outubro

Esta mostra reúne obras em papel pertencentes ao acervo do Museu Judaico de São Paulo e doadas pelas autoras ou seus familiares, por intermédio de Ruth Tarasantchi, uma das fundadoras da instituição. Ela tem atuado de modo pioneiro na curadoria de exposições que identificam lacunas na história da arte dominante, tal como na mostra “Mulheres Pintoras”, realizada em 2004 na Pinacoteca do Estado de São Paulo, na qual evidenciou a sub-representação de artistas mulheres nas coleções museológicas brasileiras em um período em que se dava pouca atenção à equidade de gênero nos acervos das instituições. Além de curadora, é também gravurista e, assim, neste painel de abertura, destacamos seu trabalho plástico e homenageamos a imigrante francesa Bertha Worms, estudada por Ruth Tarasantchi como primeira mulher a ser professora profissional de pintura em São Paulo, no início do século XX.

O foco nas obras em papel visa destacar o núcleo do acervo no qual as artistas mulheres predominam quantitativamente sobre os homens. A coleção de obras de arte do Museu Judaico de São Paulo nasceu com um equilíbrio entre mulheres e homens. No conjunto de obras em papel, há peças de 37 mulheres e de 36 homens. Nesta mostra, reunimos obras realizadas por 32 artistas judias para destacar a importância da presença de mulheres no núcleo inicial desta coleção de arte.

Os conjuntos foram organizados conforme categorias da arte acadêmica, tais como retratos, cidades e paisagens, somando-se um grupo sobre abstrações e outro sobre temas da judeidade. Há gravuras que evidenciam o domínio técnico decorrente de longas trajetórias de trabalho em ateliê, colagens com elementos inusitados, aquarelas de um colorido cuidadosamente composto e desenhos com traços gestuais expressivos.

A relevância das mulheres na formação deste acervo inaugural de arte indica a atenção do Museu para com uma história da arte plural e inclusiva, e que aproxime artistas menos conhecidas de autoras consagradas.

Felipe Chaimovich