Oficina de Escrita | Ir e vir: escrever e viajar

EVENTO

25.10 - 14h

sábado 25.10, 14h

Existem muitas formas de viajar – e nem toda viagem é feita por lazer. Na verdade, ao contrário, a maioria das pessoas que se deslocam no mundo são obrigadas a sair de suas casas, a deixar tudo o que tem e construir uma vida nova, num lugar novo. Em Jó, livro do escritor ucraniano Joseph Roth, o personagem de Mendel Singer deixa sua cidadezinha na Rússia para cair no meio de uma grande metrópole dos Estados Unidos; sente como se tivesse sido “atirado para fora de si mesmo”.
A partir da leitura de trechos desse livro, e investigando paralelamente as histórias de imigrantes cujos documentos estão nos arquivos do Museu Judaico, a oficina propõe alguns exercícios de escrita.

Leda Cartum é escritora, tradutora e roteirista. Publicou As horas do dia: pequeno dicionário calendário (7Letras, 2012), O porto (Iluminuras, 2016) e Formas feitas no escuro (Fósforo, 2023), entre outros. Mestre em Literatura Francesa pela USP, traduziu e prefaciou O peso e a graça, de Simone Weil (Penguin-Companhia) e A obra-prima ignorada, de Honoré de Balzac (Antofágica). Ao lado de Sofia Nestrovski, é roteirista e locutora do podcast Vinte mil léguas, que deu origem ao livro As vinte mil léguas de Charles Darwin (Fósforo, 2022). Oferece semestralmente a oficina de escrita “Viagem ao redor do texto”. Colabora para revistas e jornais como Piauí, Quatro Cinco Um e Folha de S. Paulo.

Gratuito
até 15 pessoas

RETIRE SEU INGRESSO