Lançamento do livro e debate

EDUCATIVO

11.06.2022

11 de junho - 16h

Neste sábado, 11 junho, às 16h, o Museu Judaico de São Paulo, o Instituto Brasil Israel e a Casa Sueli Carneiro realizam o debate Memória e Testemunho, marcando o lançamento do livro “Nada os trará de volta”, de Edson Cardoso, publicado pela Companhia das Letras (@marcar).

“Nada os trará de volta” reúne 151 textos publicados por Cardoso ao longo de quase quarenta anos.

No debate, com mediação de Ricardo Teperman, Edson Cardoso e o professor e crítico literário Márcio Seligmann-Silva irão refletir sobre o papel da memória e do testemunho para a afirmação das narrativas dos oprimidos, obliteradas pela história escrita do ponto de vista dominante.

Este é o primeiro encontro do projeto Judeidade e Negritude, iniciativa do MUJ, Ibi e da Casa Sueli Carneiro, com colaboração dos editores Ricardo Teperman e Fernando Baldraia, que irá promover conversas acerca das aproximações e tensões relacionadas à judeidade e à negritude, passando pela pesquisa de alianças e clivagens históricas entre os dois grupos, intersecções entre as duas identidades e reflexões de interesse comum nos campos da arte, da cultura, da antropologia, da psicanálise, entre outros.

Livre

Debate: Edson Cardoso e Márcio Seligmann-Silva com mediação de Ricardo Teperman