Emet: a verdade tem começo, meio e fim?
9 a 12 de outubro de 2025
O ódio pode ser virtuoso?
com Eva Illouz
mediação de Fábio Zuker
As reações aos ataques de 7 de outubro de 2023 chamaram a atenção da socióloga Eva Illouz. Afinal, nos círculos progressistas, o dia seguinte não foi marcado apenas pela solidariedade às vítimas israelenses e inequívoca condenação ao Hamas. Em Nova York, Paris ou São Paulo, muitos celebraram os assassinatos como um ato de resistência. Nascida no Marrocos e radicada parte do ano na França, parte em Israel, a autora do livro “8 de outubro, genealogia de um ódio virtuoso” analisa os fatores intelectuais, políticos e psicológicos por trás do antissemitismo justificado com base em valores progressistas. Nesta mesa, Illouz, opositora do governo de Benjamin Netanyahu, defende que não precisamos escolher entre a condenação das ações de Israel na Faixa de Gaza e a luta contra o antissemitismo.
Esta mesa é organizada no âmbito da Temporada França Brasil com apoio do Institut Français é da Embaixada da França.
Eva Illouz é professora de sociologia na Universidade Hebraica de Jerusalém e de ciências sociais na Escola de Estudos Avançados em Paris. Socióloga das emoções, seus estudos abordam como o capitalismo, a cultura e as relações de gênero moldam nossas emoções, relações amorosas e individualismo moderno. É autora de obras influentes como Cold intimacies: the making of emotional capitalism e Why love hurts: a sociological explanation.
Fábio Zuker é antropólogo, jornalista e ensaísta. É pesquisador do Instituto Pensi (Fundação José Luiz Setúbal) e da Universidade de São Paulo. Possui doutorado pela Universidade de São Paulo (com período como visiting scholar na Cornell University), e realizou seus pós-doutorados na Princeton University e no Collège de France (Laboratoire d’Anthropologie Sociale). É autor de “Life and Death of a Minke Whale in the Amazon” (Milkweed 2022), e como jornalista publicou em diversos meios de comunicação nacionais e internacionais, incluindo Folha de São Paulo, revista Piauí, revista Serrote, Nexo Jornal, Agência Pública, O Joio e o Trigo, The Guardian e Thomson Reuters Foundation, Mongabay, entre outros. No momento está trabalhando em seu novo livro, The Other Bank of the Tapajós River: soy, toxicity and environmental harm.