O acervo do MUJ – composto pelas coleções arquivística, museológica e bibliográfica – é diverso, multifacetado, e representa um patrimônio cultural único e integrado, a ser preservado e difundido.
A coleção arquivística é fruto do patrimônio do antigo Arquivo Histórico Judaico Brasileiro, instituição que colecionou por 40 anos documentos importantes, publicações e raridades sobre a comunidade judaica no Brasil. Atualmente, este acervo é composto por mais de 500 coleções e fundos documentais pessoais e institucionais, uma hemeroteca, uma coleção audiovisual e mais de 500 depoimentos do Núcleo de História Oral;
A coleção museológica, que começou a ser constituída, por meio de doações, em 2005, é composta por itens tridimensionais como objetos de culto, de uso pessoal, de trabalho, comemorativos, indumentária e obras de arte. Existem mais de dois mil e quinhentos itens catalogados, trazidos nas malas dos imigrantes, que estão disponíveis para consulta on-line:
A coleção bibliográfica é composta por mais de 11 mil volumes, entre livros, periódicos e coleções especiais como a Coleção Rifka Berezin, yzkor books (livros de lembranças), brasiliana (livros em iídiche editados no Brasil) e de hagadot (livros utilizados na festividade de Pessach). Os títulos contemplam temas como a imigração judaica no Brasil, história e biografias de personalidades da comunidade judaica, inquisição, holocausto, literatura judaica, filosofia, história, psicologia, biografias, artes, e estão disponíveis para consulta on-line:
Doe para o acervo
Para informações de como
e o que doar, fale conosco.
Por favor, preencha o formulário,
ou entre em contato conosco.