Emet: a verdade tem começo, meio e fim?
9 a 12 de outubro de 2025
Nós lembramos?
com Carlos Reiss e Scholastique Mukasonga
mediação de João Torquato
Ao contrário do que se costuma pensar, o mal raramente é fruto da ação de pessoas inerentemente cruéis. O Holocausto, quando 6 milhões de judeus foram mortos num período de poucos anos, e o genocídio de Ruanda, quando cerca de 800.000 tutsis foram assassinados em apenas três meses, mostraram que pessoas ordinárias, pais de família e trabalhadores podem repentinamente participar do extermínio de seus vizinhos. Nesta mesa Carlos Reiss, Coordenador-Geral do Museu do Holocausto de Curitiba, e Scholastique Mukasonga, nascida em Ruanda e autora da livros sobre o genocídio em seu país natal, dialogam sobre as condições que levam à desumanização do outro, a importância do testemunho e os processos de responsabilização, reparação e cura após o horror.
Esta mesa é organizada no âmbito da Temporada França Brasil com apoio do Institut Français e da Embaixada da França.
Carlos Reiss Coordenador-Geral do Museu do Holocausto de Curitiba. Membro do comitê executivo da Rede Latino-Americana para o Ensino da Shoá (LAES), da delegação brasileira da International Holocaust Remembrance Alliance (IHRA) e da equipe curatorial do Memorial às Vítimas do Holocausto do Rio de Janeiro. Curador-chefe da exposição temporária “Anne Frank: deixem-nos ser”, em São Paulo. Autor dos livros “Luz sobre o Caos: Educação e Memória do Holocausto” e “Entre as sombras e os sóis: a história de Sala Borowiak”. Coautor de “Holocausto – tudo o que você precisa saber: 70 perguntas e respostas”.
Scholastique Mukasonga nasceu em 1956, em Ruanda. Vive e trabalha na região da Baixa Normandia, na França. Vencedora do Prêmio Renaudot e finalista do National Book Award, teve seus livros traduzidos para mais de vinte idiomas. Dela, a Editora Nós publicou também A mulher de pés descalços (2017), Nossa senhora do Nilo (2017), Baratas (2018), Um belo diploma (2020) e Kibogo subiu ao céu (2024).
João Torquato é analista de comunicação do Instituto Brasil-Israel, militante do movimento negro e pesquisador dos conflitos de desintegração da República da Iugoslávia.