4º FliMUJ | Mesa 5: Escrever para fugir ou para voltar?

FLIMUJ

11.10 - 11h

sábado 11.10, 11h

Emet: a verdade tem começo, meio e fim?
9 a 12 de outubro de 2025

 

Escrever para fugir ou para voltar?
com Julián Fuks e Tatiana Salem Levy
mediação de Rita Palmeira

 

A violência das ditaduras militares latinoamericanas levou muitas famílias ao exílio, incluindo as de Julián Fuks e Tatiana Salem Levy, que fizeram da experiência de deslocamento um tema para seus livros. Mas não só. Atravessados pela ascendência judaica e por questões sociais urgentes, oferecem obras próprias de quem confia na escrita para intervir no mundo. Nesta mesa, os premiados autores dialogam sobre memórias familiares, embates entre narrativa e silenciamento e a capacidade da literatura de se haver com a realidade.

 

Julián Fuks é escritor e crítico literário. É autor dos romances Procura do romance (Record, 2012), A ocupação (Companhia das Letras, 2019) e A resistência (Companhia das Letras, 2015), livro ganhador dos prêmios Jabuti, Oceanos, Saramago e Anna Seghers. É doutor em teoria literária pela Universidade de São Paulo, e colunista do portal UOL. Suas obras já foram traduzidas para onze línguas e publicadas em diversos países.

 

Tatiana Salem Levy é escritora, ensaísta e pesquisadora na Universidade NOVA de Lisboa. Com seu romance A Chave de Casa, traduzido para diversos idiomas, recebeu o Prêmio São Paulo de Literatura como autora estreante em 2008. Sua produção inclui ainda livros voltados ao público infantojuvenil, como Curupira Pirapora (2012) e Tanto Mar (2013). Em sua obra, também aborda temas como as marcas da ditadura, a resistência política, o exílio e a memória,  articulando-os tanto a partir da ficção quanto de sua vivência como filha de militantes perseguidos pelo regime. Essa união entre o pessoal e o político se manifesta no filme A Memória que me Contam, onde atuou como roteirista, ao lado de Lúcia Murat.

Rita Palmeira é editora e crítica literária. Doutora em literatura brasileira pela USP, é curadora da Livraria Megafauna e apresentadora do podcast Livros no Centro. Foi cocuradora do 2o FliMUJ e do 1o Festival Poesia no Centro.

RETIRE SEU INGRESSO