4º FliMUJ | Mesa 1: Quem se importa com as palavras?

FLIMUJ

09.10 - 19h

quinta-feira 09.10, 19h

Emet: a verdade tem começo, meio e fim?
9 a 12 de outubro de 2025

Mesa 1 | Abertura
Quem se importa com as palavras?
com Fania Oz-Salzberger
mediação de Laura Capelhuchnik

“A continuidade judaica sempre se articulou em palavras”, escrevem a historiadora israelense Fania Oz-Salzberger, e seu pai, o romancista Amós Oz, no livro Os judeus e as palavras. Para os autores, a linhagem judaica não é de sangue, mas de texto. É como se a longevidade e a singularidade do povo judeu dependessem do permanente debate entre gerações. E o que acontece quando o diálogo entra em crise? Quando ninguém mais parece disposto a ouvir? Quando palavras, de tão desgastadas, tornam-se clichês? E quando qualquer coisa que se diga – ou que se escreva – parece insuficiente para transformar a realidade? Na mesa de abertura do Festival Literário do Museu Judaico de São Paulo, Fania Oz-Salzberger reflete sobre identidade judaica, sociedade israelense, o potencial e o limite das palavras.

Esta mesa tem o apoio do Instituto Brasil-Israel.

Fania Oz é uma escritora e historiadora israelense, professora emérita de História na Universidade de Haifa. Seu livro mais conhecido, Jews and Words, escrito em coautoria com seu pai, Amos Oz, apresenta uma leitura pessoal e bem-humorada sobre a história e a cultura judaica.

Laura Capelhuchnik é jornalista e editora-assistente do núcleo de podcasts e documentários do UOL. É criadora do podcast Livros no Centro, da Livraria Megafauna, e trabalhou na Rádio CBN, no Nexo Jornal e no Estadão. Foi produtora convidada do podcast documental Israel Story, produzido em parceria com o jornal The Times of Israel.

RETIRE SEU INGRESSO