Vem aí!
Seminário “Vozes da Educação”
Entre os dias 8 e 9 de novembro, o MUJ realiza o seminário “Vozes da Educação: práticas contra a discriminação e o preconceito“, apresentando iniciativas que aliam a cultura e a educação na luta contra o antissemitismo, o racismo e a LGBTQIA+fobia, entre outras formas de preconceito.
O programa educacional permanente de combate ao antissemitismo e à discriminação, intitulado MUJ Repara, do Museu Judaico de São Paulo, foi iniciado em 2023. Destinado a professores, estudantes e público amplo, baseia-se na educação sobre a cultura judaica e em metodologias de diálogo e reparação.
O MUJ Repara está estruturado em 4 núcleos de ação:
1. Visitas educativas para crianças e adolescentes
Visitas gratuitas ao MUJ voltadas a milhares de estudantes de escolas públicas. Mediadas pelos nossos educadores, tendo como foco a apresentação da cultura judaica e os riscos do antissemitismo, do racismo e dos preconceitos em geral, valorizando a importância de construirmos uma sociedade mais justa e plural para todos. Agende sua visita pelo e-mail [email protected]
2. Formação de professores
Tem como intuito abordar a experiência judaica, na sua multiplicidade, à realidade brasileira, promovendo a cultura de coexistência entre os variados grupos sociais e identidades, fomentando o combate à intolerância e ao preconceito, por meio da instrumentalização e fortalecimento de profissionais da educação. Para mais informações escreva para [email protected]
3. Material pedagógico
Apresenta uma seleção de conteúdos que parte da diversidade cultural brasileira, aborda a diversidade judaica, o racismo estrutural, o antissemitismo e os processos educacionais para a promoção de uma educação diversa e acolhedora. Para cada tema, recomendamos materiais, palavras, questões e atividades que oferecem caminhos para aprofundar as reflexões e enriquecer a prática educativa nas escolas.
4. Seminários
Ciclo de conversas com convidados nacionais e internacionais que abordam os conceitos, técnicas e desafios principais do combate ao antissemitismo e à discriminação.
Em 2024, o projeto contou com o patrocínio da Mattos Filho e apoio do Grupo GR.
Abordagem Pedagógica
Diálogo e a Cultura Judaica
A cultura judaica é reconhecida pela abordagem dialógica e reflexiva presente nas obras de uma variedade de pensadores, educadores, psicólogos, sociólogos e ativistas que atuam na busca e promoção de um mundo mais justo para todos.
CONCEITOS-BASE
Conhecimento
Ampliação e aprofundamento da compreensão sobre fatos históricos, com a finalidade de desconstruir imagens preconceituosas e distorcidas sobre identidades culturais.
Empatia
Exercício de compreensão do outro, da capacidade de perceber emoções, necessidades, comportamentos e pensamentos de um indivíduo, na sua singularidade.
Diálogo
Exercício de escuta e troca que propicia a ampliação de perspectivas, reconhecimento de alteridade e fortalecimento das conexões, contribuindo para a formação de relações mais significativas e constitutivas.
Transformação
Mudança na forma de pensar, sentir e agir, a partir de experiências de troca empática e de autoconhecimento, voltadas para uma postura de maior compreensão e disponibilidade.
Restauração
Processo de encontro e diálogo entre partes envolvidas em um conflito, com o objetivo de restaurar a relação a partir do reconhecimento mútuo de responsabilidades, da reparação de danos e do compromisso conjunto para cuidar dos fatores que originaram o problema.
Reparação
Ação que busca consertar ou compensar um dano causado. Reconhecimento da dor do outro, seguido por um gesto de retratação.
Aprendizagem
Impulso para o processo contínuo de criação e incorporação de novos conhecimentos e perspectivas, habilidades e ferramentas, para superar crenças e hábitos, buscando a transformação da realidade a partir de escolhas mais conscientes e humanistas.