Rebeca – A costura no avesso a partir do Museu Judaico de São Paulo

28.11 a 28.04

28 de novembro a 28 de abril

A memória é um fenômeno vivo, que participa do presente.

Ao mesmo tempo individual e coletiva, mobiliza afetos, identidades e pertencimento; constrói, desconstrói e influencia a história.

Retida na pele e no pensamento, a memória é sempre fruto de edições, da remontagem de cacos do real e do imaginado. Esse é também o procedimento de toda criação, seja a feitura de um filme ou a escrita de um livro. É assim que a memória é, talvez disfarçadamente, um ato criativo.

Dessa dupla costura – a trança de uma miríade de memórias com o próprio gesto da invenção – surge esta exposição criada, escrita e curada pela escritora Noemi Jaffe.

A partir do convite do Museu Judaico de São Paulo, Noemi mergulhou no vasto conjunto de cartas, fotos, mapas, objetos e documentos do acervo do MUJ, o maior acervo judaico brasileiro, acondicionado no subsolo deste edifício.

Ao emergir desse mergulho, a escritora trouxe à luz centenas de itens para contar uma história. A história de Rebeca, uma mulher judia, que é tantas outras, não só as que se revelam pelo acervo, mas, de algum modo, todas as mulheres judias. Quem sabe, uma história comum a todos os judeus. Uma narrativa sobre identidade, exílio, perda e, também, sobre transmissão, sonho e amor.

A mostra integra o 2º FliMUJ — Festival Literário do Museu Judaico de São Paulo (30 de novembro a 3 de dezembro de 2023), que tem como tema justamente a relação entre memória e identidade, traduzida na pergunta “E se eu me esquecer de ti?”. Uma questão que aponta para o ato de reconhecer o outro, mas também para o que é feito de mim quando do outro me esqueço; uma interrogação para os nossos tempos, também exercitada, em certa medida, nesta exposição.

Rebeca: a costura no avesso — a partir do acervo do Museu Judaico de São Paulo só foi possível com a pronta parceria de Noemi Jaffe, com o patrocínio do Instituto Golden Tree e o suporte dos demais mantenedores, patrocinadores e apoiadores anuais do MUJ. Nossos agradecimentos a todos que costuraram conosco, com afeto, as memórias aqui presentes.

 

Felipe Arruda

Diretor executivo

 

Roberta Sundfeld

Diretora de Acervo e Memória

Spoed LoodgieterSpoed Loodgieter