Yom Hashoá | Visita mediada

EDUCATIVO

27.04.22 — 14h

Yom Hashoá - Visita mediada “Lembrar e não esquecer: uma jornada pelos objetos e histórias da Segunda Guerra Mundial no Museu Judaico de São Paulo”

Durante a Segunda Guerra Mundial, dentro dos campos de concentração, vários judeus, ciganos, comunistas, homossexuais, pessoas com deficiência e presos políticos foram encarcerados e assassinados. Yom Hashoá é uma data importantíssima para lembrarmos desses crimes contra a humanidade, refletirmos sobre as consequências e legados desses eventos, e debatermos como os discursos de intolerância e descriminação estão presentes nos dias de hoje.

Por mais dolorosas que possam ser essas memórias e histórias, é essencial não esquecermos nossa História. Como diz a Torá, livro coração do judaísmo “Lembrem-se do passado, daquilo que aconteceu há muitos anos. Perguntem aos seus pais o que foi que aconteceu e peçam aos velhos que lhes contem o que se passou”. Lembrar e não esquecer.

Para homenagearmos essa data, o projeto Educação e Participação do MUJ oferece a visita mediada “Lembrar e não esquecer: uma jornada pelos objetos e histórias da Segunda Guerra Mundial no Museu Judaico de São Paulo” ao Memorial do Holocausto, localizado no primeiro subsolo. Na exposição temos objetos carregados de história, de momentos anteriores à Segunda Guerra Mundial, tensões em campos de concentração, pertences de viajantes em fuga e relatos de sobreviventes que encontraram um lar no Brasil.

"O projeto “Educação e Participação” é uma realização da Sapoti Projetos Culturais em parceria com o MUJ e conta com o patrocínio do Grupo CCR e com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei 8.313/1991."

Com Marina Spinola.