FliMUJ 2024 | Como reparar o mundo? MESA 9: Rir agora é de bom tom?

FLIMUJ

21.09 - 17h

sábado 21.09 - 17h

Ilana Kaplan e Marcelo Laham
Mediação: Rosana Hermann

Cabe fazer humor em tempos tão sombrios ou seria mais apropriado esperar as coisas melhorarem? Ora, talvez seja justamente nos momentos adversos que o humor se torna ainda mais necessário – não como meio de fugir da realidade, mas principalmente como estratégia para desafiá-la. Afinal, o humor também cumpre um papel de transformação social. Nesta mesa, os atores Ilana Kaplan e Marcelo Laham, que viralizaram fazendo esquetes hilárias dentro de casa durante o período da pandemia, mostram que o humor, mais do que fazer rir, serve para fazer pensar.

Ilana Kaplan
Ilana Kaplan nasceu em 1965 em Porto Alegre e iniciou sua carreira teatral aos 20 anos, se destacando principalmente em comédias. Radicada em São Paulo desde 1995, integrou o elenco fixo do show de humor Terça Insana entre 2003 e 2006, criando cerca de 20 personagens. Atuou no espetáculo Baixa Terapia, que lhe garantiu o Prêmio Shell de Melhor Atriz em 2018 e o Prêmio Aplauso Brasil de Melhor Atriz pela temporada de 2017. Na televisão, participou de várias produções, incluindo Os Normais, A Diarista e a novela Carrossel. Em 2015, integrou o elenco de I Love Paraisópolis, na TV Globo. Durante a pandemia, criou e viralizou com a personagem Keila Mellman, destacando-se pelas suas críticas humorísticas.

Marcelo Laham
Marcelo Laham é roteirista, diretor e ator. Na TV, tem entre os principais trabalhos, as novelas da Rede Globo Espelho da Vida, Babilônia, Malhação, Insensato Coração, Paraíso Tropical e Celebridade. Atualmente, compõe o elenco do sitcom Tem que Suar, no Multishow. No cinema, tem como últimos trabalhos os filmes Minha Irmã e Eu, Um Ano Inesquecível – Inverno, Amor Sem Medida, Dois mais Dois, A Sogra Perfeita, 10 horas para o Natal, Depois a Louca sou eu e Fala Sério, mãe. No teatro, as atuações mais recentes foram na peça musical BeetleJuice, Cais, ou da indiferença das Embarcações, E Se eu não te amar amanhã e Morte Acidental de Um Anarquista, que lhe rendeu o Prêmio PRIO de Humor como melhor Performance de Humor em 2023. Desde 2017, é sócio do canal de humor Embrulha Pra Viagem no YouTube.

Rosana Hermann
Rosana Hermann é Bacharel em Física pela USP, pós graduada em Física Nuclear pela USP, jornalista, escritora e roteirista de humor. É palestrante, twitteira, tricoteira e maratonista amadora. Fez pós em neurociência e psicologia positiva pela PUC Paraná e estuda o impacto das Redes Sociais e da Inteligência Artificial em nosso comportamento. Seus livros mais recentes são Celular, doce Lar, sobre nossa dependência dos smartphones e Sempre Raia um Novo Dia, livro de memória de Claudia Raia. Trabalha com comunicação há mais de 3 décadas, é colunista da Folha Online. Faz educação continuada na USP e foi escolhida como uma das pessoas mais influentes de sua geração, pela lista “Fifty over fifty” da Forbes.

RETIRE SEU INGRESSO