FliMUJ 2024 | Como reparar o mundo? MESA 8: Quem se importa com os fatos quando estamos em guerra?

FLIMUJ

21.09 - 15h

sábado 21.09 - 15h

Fernanda Mena e João Paulo Charleaux
Mediação: Anita Efraim

O que pode ser mais importante do que a própria sobrevivência? E se é pela sobrevivência que se imagina estar lutando, até que ponto as regras da guerra – ou do jornalismo – precisam ser respeitadas? No campo de batalha, informação é uma arma. Assim, talvez seja inevitável que repórteres se comportem como soldados – ou ao menos que sejam percebidos como tais. De todo modo, fica a dúvida: é papel do jornalista tomar parte num dos lados da disputa – o lado mais fraco, o lado mais certo? Ou é à verdade dos fatos que o jornalista deve prestar a sua continência? Nesta mesa, Fernanda Mena e João Paulo Charleaux dialogam sobre a cobertura da guerra e dos direitos humanos e seu impacto na opinião pública.

Fernanda Mena
Fernanda Mena é jornalista, Mestre em Sociologia e Direitos Humanos pela London School of Economics (LSE) e doutora em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP). É autora de pesquisas sobre política de drogas, e de reportagens sobre temas ligados a direitos humanos, como segurança pública, desigualdade e diversidade. Foi editora da Ilustrada e do suplemento jovem Folhateen, integrou equipes da revista piauí, do dominical Fantástico, da TV Globo, e do UOL. É autora do podcast Cara Pessoa, sobre direitos humanos na prática.

João Paulo Charleaux
João Paulo Charleaux é jornalista, escritor e analista. Exerceu as funções de repórter especial, editor, enviado, correspondente, analista e colaborador em publicações como Folha, Estadão, O Globo, Piauí, Nexo, UOL, CBN e CNN. É autor do livro Ser Estrangeiro – Migração, Asilo e Refúgio ao Longo da História, lançado pela Cia. das Letras, no qual aborda com didatismo aspectos ligados aos movimentos populacionais provocados por guerras, catástrofes e perseguições políticas. Atualmente trabalha em um livro sobre as regras da guerra, pela mesma editora. Por sete anos, foi responsável pela comunicação do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) no Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai.

Anita Efraim
Anita Efraim é formada em jornalismo pela ESPM-SP e mestre em comunicação política pela Universidad de Chile. É coordenadora de comunicação do Instituto Brasil-Israel e apresentadora do podcast “E eu com isso?”

RETIRE SEU INGRESSO