FliMUJ 2024 | Como reparar o mundo? MESA 4: O que fazer quando tudo está em crise?

FLIMUJ

20.09 - 11h

sexta-feira 20.09 - 11h

Ligia Gonçalves Diniz e Vladimir Safatle
Mediação: Daniel Douek

A confluência de crises – afetivas, ambientais, econômicas, políticas, psíquicas, sociais – e as tragédias que se anunciam demandam um esforço coletivo para a reinvenção das formas de existir individual e socialmente. Dialogando sobre temas como amor, desejo, ética, feminilidade, masculinidade, política e sexo, a professora de literatura comparada e teoria literária Ligia Gonçalves Diniz e o filósofo Vladimir Safatle refletem sobre como gerar sujeitos capazes de estabelecer relações mais igualitárias entre si e com o mundo.

Ligia Gonçalves Diniz
É professora adjunta de Literatura Comparada e Teoria Literária na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É doutora em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB), com pós-doutorado em Estudos Literários na UFMG. É autora de Imaginação como presença: o corpo e seus afetos na experiência literária (UFPR, 2020) e O homem não existe: masculinidade, desejo, ficção (Zahar, 2024). Atua como crítica literária em publicações como Folha de S.Paulo, Quatro Cinco Um e Gama.

Vladimir Safatle
Vladimir Safatle é filósofo, psicanalista, escritor e músico. Nascido no Chile e radicado no Brasil, é professor titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). É autor de diversos livros, dentre eles Alfabeto das Colisões (2024), O circuito dos afetos: Corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo (2016) e Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico, livro finalista no prêmio Jabuti 2022. Está lançando, pela editora Boitempo, a nova edição de Cinismo e falência da crítica.

Daniel Douek
Cientista Social, mestre em letras pelo Programa de Estudos Judaicos e Árabes da USP e doutorando estudos literários e culturais na mesma instituição. Curador do 3° Festival Literário do Museu Judaico de São Paulo.

RETIRE SEU INGRESSO