FliMUJ 2024 | Como reparar o mundo? MESA 3: Você quer que eu te conforte ou que eu te confronte?

FLIMUJ

19.09 - 19h

quinta-feira 19.09 - 19h

Antonio Prata e Ariana Harwicz
Mediação: Rita Palmeira

Livros podem ser reconfortantes, como um abraço, ou desconfortáveis, como um soco no estômago. Mas a que se presta a literatura e qual o papel fundamental de um autor? Produzir acordos ou estimular controvérsias? Atenuar dissensos ou implodir consensos? Nesta mesa, o brasileiro Antonio Prata e a argentina radicada na França Ariana Harwicz dialogam sobre o sentido de seu trabalho em tempos de polarização ideológica, crise de imaginação, profusão de clichês e cancelamentos.

Esta mesa tem o apoio da Embaixada da França no Brasil.

Antonio Prata
Antonio Prata nasceu em São Paulo em 1977. É escritor e roteirista e tem catorze livros publicados, entre crônicas, contos e infantis. Em 2013, foi selecionado pela revista Granta como um dos 20 melhores escritores brasileiros com menos de 40 anos. Escreve crônicas aos domingos no jornal Folha de S. Paulo e trabalha como roteirista na Rede Globo, onde participou da equipe das novelas Bang Bang (2006) e Avenida Brasil (2012), A regra do Jogo (2015) e das séries Os experientes (2016, prêmio APCA de melhor série e finalista do Emmy Internacional), Sob Pressão (2017/2018, vencedor do APCA de melhor série) e Pais de primeira (2018, vencedor do prêmio ABRA de melhor roteiro de série cômica). Atualmente escreve a terceira temporada da série Encantado’s, da Rede Globo e Globoplay (APCA 2022 e Prêmio ABRA como melhor série de comédia).

Ariana Harwicz
Ariana Harwicz nasceu em Buenos Aires, em 1977, e vive no interior da França desde 2007. É autora de Morra, amor, A débil mental e Precoce — os quais formam a chamada “trilogia involuntária” sobre maternidade e paixão —, além de Degenerado e O ruído de uma época, todos lançados no Brasil pela Instante, que agora prepara a publicação de Perder o juízo. Tem textos publicados em importantes veículos internacionais e em antologias na Argentina, México, Espanha, Estados Unidos e Israel. Suas obras foram traduzidas para mais de 20 idiomas. Morra, amor, finalista do International Booker Prize, será levado ao cinema por Martin Scorsese, tendo Jennifer Lawrence como protagonista.

Rita Palmeira
Rita Palmeira é editora e crítica literária. Doutora em literatura brasileira pela USP, é curadora da Livraria Megafauna e apresentadora do podcast Livros no Centro.

RETIRE SEU INGRESSO