Courtney Novak e Pedro Pacífico
Mediação: Marília Neustein
Quantos livros se pode ler no tempo de uma vida? E como selecionar aqueles que realmente valem a pena? Sabendo que às vezes é preciso desconfiar das escolhas mais óbvias, a autora e influenciadora norte-americana Courtney Henning Novak decidiu ler livros de pelo menos um autor de cada país do mundo. Foi assim que descobriu Machado de Assis. Sua resenha no TikTok sobre o livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas” viralizou e o escritor brasileiro se tornou um fenômeno de vendas nos EUA – e também no Brasil. Nesta mesa, ela conversa com o bookster Pedro Pacífico sobre como despertar o interesse das pessoas pela leitura. Os dois também revelam o segredo para conseguir ler tanto.
Courtney Henning Novak
Courtney Henning Novak é escritora, amante de livros e está em uma missão para ler um livro de um autor de cada país do mundo em ordem alfabética. Embora o projeto Read Around the World não seja um concurso, o Brasil está liderando a lista. Seus vídeos sobre Machado de Assis viralizaram nas redes sociais e levaram o autor brasileiro ao topo das vendas na Amazon. Courtney também é autora de quatro livros, incluindo Adventures With Postpartum Depression: A Memoir e o romance Confessions of an Imposter Room Mom, e apresenta um podcast chamado Adventures With My Forties. Vive em Pasadena, Califórnia, com seu marido Nathan, seus filhos Pippa e Julian, dois hamsters e uma enorme quantidade de bichos de pelúcia.
Pedro Pacífico
Pedro Pacífico é advogado e amante dos livros. Em 2017, criou um espaço no Instagram para compartilhar opiniões sobre as leituras que fazia, movido pela vontade de conversar com outras pessoas que também nutrem o amor por esse hábito. Assim nasceu o Bookster. Em 2021, foi reconhecido pela Revista Forbes Brasil como 30 Under 30, na categoria de influenciador digital. Já apresentou dois TEDx: em 2019 no TEDx Campinas e em 2022 no TEDx São Paulo, para mais de mil pessoas. Em 2023, lançou seu primeiro livro, Trinta Segundos Sem Pensar no Medo, pela editora Intrínseca. É também responsável pelos podcasts Daria um Livro e E os Namoradinhos?.
Marília Neustein
Marilia Neustein é jornalista e diretora de comunicação do Museu Judaico de São Paulo.