FliMUJ 2024 | Como reparar o mundo? MESA 1: Como terminar uma guerra?

FLIMUJ

18.09 - 19h

quarta-feira 18.09 - 19h

Gershon Baskin
Mediação: Thais Bilenky

Após várias décadas de conflito entre israelenses e palestinos, foram erguidos mais do que cercas, muros e postos de controle: existem barreiras psicológicas que impedem a convivência entre os povos. O que fazer, então, para estancar o ciclo de violência? O ativista Gershon Baskin, internacionalmente conhecido por mediar a negociação entre o governo de Israel e o Hamas na troca do soldado israelense Gilad Shalit por 1.027 prisioneiros palestinos, em 2011, argumenta que não resta alternativa senão mudar o paradigma daquilo que entendemos por paz. Na mesa de abertura do Festival Literário do Museu Judaico de São Paulo, ele conta sobre sua experiência como mediador e apresenta ideias para que se alcance uma solução.

Esta mesa tem o apoio do Instituto Brasil-Israel.

Gershon Baskin
Gershon Baskin possui mais de 35 anos de experiência na mediação de canais secretos entre israelenses e palestinos. Atualmente, é Diretor do Oriente Médio da ICO – International Communities Organization – e diretor do Holy Land Bond, um fundo de investimento voltado à reconciliação em Israel e Palestina. Foi o responsável pela negociação secreta que resultou na libertação do soldado israelense Gilad Schalit. É colunista de jornais internacionais e autor de vários livros, incluindo Israel e Palestina: um ativista em busca da paz, publicado no Brasil pela Ayllon, selo judaico da Hedra. Baskin reside em Jerusalém e é reconhecido por seu trabalho na promoção da paz, tendo recebido prêmios como o Leading Peace Activist da Fundação de Paz de Luxemburgo.

Thais Bilenky
Jornalista formada pela USP, é colunista do UOL e apresentadora do podcast A Hora. Trabalhou na Folha de S.Paulo, onde foi correspondente em Nova York e repórter de política em Brasília e São Paulo. Na revista piauí, apresentou os podcasts Foro de Teresina e Alexandre.

RETIRE SEU INGRESSO