Dia do objeto | A biografia das coisas

ACERVO

15.05 - 16h

quinta-feira 15.05 - 16h

Com a pergunta-tema “O futuro (dos museus) é coletivo?”, o Museu Judaico de São Paulo (MUJ) participa da 23ª Semana Nacional dos Museus coordenada pelo Ibram. Coletividade e senso de comunidade são valores caros à tradição judaica. As práticas compartilhadas e a manutenção de diferentes festas e rituais são traços dessa cultura milenar, que foi tecida ao longo do tempo pela transmissão intergeracional de um constante cuidado com o coletivo.

O Dia do Objeto é um convite à memória, sendo um espaço de escuta e partilha promovido pelo Museu Judaico de São Paulo desde junho de 2018. Nesse encontro, objetos ganham voz e se tornam ponto de partida para histórias que atravessam gerações, revelando trajetórias de famílias da comunidade judaica e suas jornadas pelo mundo.

Nesta edição, Marianna Auerbach compartilha relatos a partir de objetos trazidos por sua família da Hungria durante a Segunda Guerra Mundial. Em diálogo com a antropóloga e museóloga Camila Wichers, a biografia dos objetos será também abordada do ponto de vista da história coletiva e dos muitos significados atribuídos aos objetos do acervo de um museu.

Até 30 pessoas
Sem classificação indicativa

RETIRE SEU INGRESSO