Tranças da Memória

Edital para pesquisa no maior acervo judaico brasileiro

O MUJ lança o presente Edital que oferece três bolsas de pesquisa, visando contribuir para o desenvolvimento de trabalhos originais de cunho científico, cultural e/ou artístico.

O edital Tranças da Memória destina-se a estudantes, pesquisadores, artistas, jornalistas e pessoas interessadas em estudar e produzir conhecimento por meio do acervo do MUJ, a partir das diversas expressões, histórias, memórias, tradições e dos valores da cultura judaica, em intersecção com outras culturas e modos de ver e viver o mundo.

As bolsas serão concedidas para estudantes universitários e graduados, estudantes de pós-graduação e pós-graduados, nas áreas de Artes Visuais, Museologia, História, Arquitetura e Urbanismo, Filosofia, Ciências Sociais, Comunicação e afins.

 

Inscrições abertas de 04 de setembro a 05 de novembro de 2023

confira o edital Tranças da Memória
Inscreva-se

pesquise no acervo

 

Um museu contemporâneo não se limita à exibição estática de peças, ele dá vida aos objetos que compõem o seu acervo, possibilitando o diálogo com os visitantes.

Existem mais de dois mil itens catalogados, trazidos nas malas dos imigrantes. Entre eles um talit (xale de rezas) com mais de 150 anos, talheres vindos de um campo de concentração, documentos, objetos de culto religioso e uso cotidiano. Cada uma dessas peças recebe o tratamento de acordo com os quesitos museológicos e, em breve, elas contarão suas histórias ao público.

Clique abaixo e pesquise no acervo do MUJ

acervo de objetos
coleções disponíveis no CDM