O Museu Judaico de São Paulo convida para o lançamento do livro Os Conflitos de um Árabe Israelense: o universo literário de Sayed Kashua, de Juliana Portenoy Schlesinger, obra que transita entre Estudos Judaicos, Antropologia e Estudos Culturais. O livro propõe uma leitura poética e política sobre identidades, estereótipos e as complexas relações entre judeus, árabes, israelenses e palestinos.
A obra apresenta a pesquisa de pós-doutorado da autora sobre as crônicas jornalísticas de Sayed Kashua, discutindo como a língua hebraica, historicamente marcada pelo Estado de Israel como símbolo de identidade judaica, é usada por Kashua, escritor árabe-israelense, desafiando categorias essencialistas de identidades, povos e nações.
Baseada em pesquisa entre a Universidade de Jerusalém e a Universidade de São Paulo, a obra ilumina caminhos de reconhecimento mútuo e paz, mesmo em contextos de guerra e de reducionismo identitário, convidando o público a refletir sobre literatura, memória e a complexidade das identidades contemporâneas.
Juliana Portenoy Schlesinger é pós-doutora e doutora em Literatura Hebraica pela Universidade de São Paulo. Seu mestrado em Antropologia foi obtido na Universidade Hebraica de Jerusalém. É graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e em Comunicação Social (Jornalismo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É autora de roteiros de série animada, livros infantis e livros baseados em pesquisas históricas. Atualmente, vive em Nova York, onde atua no departamento de educação de instituições culturais.
Classificação etária: livre
Até 40 pessoas