2º Seminário para Museus Judaicos

Construindo Pontes: Instituições Culturais Judaicas no Cenário Latino-americano
O Museu Judaico de São Paulo e o Museo Judío de Buenos Aires convidam pesquisadores, profissionais da cultura, artistas, curadores, bibliotecários, arquivistas e demais interessados a submeterem propostas para o Seminário Construindo Pontes: Instituições Culturais Judaicas no Cenário Latino-Americano, que será realizado de 3 a 5 de dezembro de 2025 em São Paulo.
O objetivo do evento é refletir sobre o papel das instituições culturais judaicas na América Latina como espaços de construção de memória, produção de conhecimento, intercâmbio cultural e diálogo com questões da contemporaneidade. Com o propósito de reunir diversas perspectivas sobre práticas institucionais e artísticas que contemplem o universo judaico da América Latina, incentivando conexões entre as instituições.
As propostas serão selecionadas com base em um ou mais dos seguintes eixos temáticos:
• Experiências judaicas compartilhadas. Memórias, história e cultura judaica na América Latina.
• Interações entre os povos. Imigração e presença judaica em países latino-americanos.
• O que colecionar para o futuro? Como as instituições culturais estão se preparando para as futuras gerações?
• Abordagens transgeracionais: como contar o passado para novas gerações?
• Museu histórico e (ou) museu de arte contemporânea?
• Museus Judaicos, Holocausto e 7 de outubro: o que muda?
• O Povo do Livro: Bibliotecas, arquivos e espaços de salvaguarda da memória.
• Pesquisa e difusão nos espaços culturais.
Orientações para submissão:
A proposta deve ser entregue em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, contendo:
• Título
• Nome completo do autor(a)
• Eixo temático da apresentação
• Apresentação de no máximo 300 palavras
Anexar minibiografia (máximo 250 palavras, preferencialmente em formato PDF)
Os trabalhos poderão ser apresentados em dois formatos:
1. Em um painel coletivo com até 20 minutos, com tempo para discussão.
2. Apresentação de até 10 minutos, estilo TED talks, sem espaço para discussão.
Prazo de envio: 05 de agosto a 31 de agosto
Os interessados devem preencher o formulário e anexar documentos aqui.
Os custos envolvendo viagem, hospedagem e alimentação são de responsabilidade do(a) participante. Caso seja necessária uma ajuda de custo, contate a comissão organizadora para que o pedido seja analisado.
Idiomas aceitos: português, espanhol e inglês.
Abaixo, as cartas de chamada nos 3 idiomas.
Em caso de dúvida, contatar a comissão organizadora: [email protected]