2º Seminário para Museus Judaicos
e profissionais de arte da América Latina

Construindo Pontes: Instituições Culturais Judaicas no Cenário Latino-americano

O Museu Judaico de São Paulo e o Museo Judío de Buenos Aires convidam pesquisadores, profissionais da cultura, artistas, curadores, bibliotecários, arquivistas e demais interessados a submeterem propostas para o Seminário Construindo Pontes: Instituições Culturais Judaicas no Cenário Latino-Americano, que será realizado de 3 a 5 de dezembro de 2025 em São Paulo.

O objetivo do evento é refletir sobre o papel das instituições culturais judaicas na América Latina como espaços de construção de memória, produção de conhecimento, intercâmbio cultural e diálogo com questões da contemporaneidade. Com o propósito de reunir diversas perspectivas sobre práticas institucionais e artísticas que contemplem o universo judaico da América Latina, incentivando conexões entre as instituições.

 

As propostas serão selecionadas com base em um ou mais dos seguintes eixos temáticos:

• Experiências judaicas compartilhadas. Memórias, história e cultura judaica na América Latina.

• Interações entre os povos. Imigração e presença judaica em países latino-americanos.

• O que colecionar para o futuro? Como as instituições culturais estão se preparando para as futuras gerações?

• Abordagens transgeracionais: como contar o passado para novas gerações?

• Museu histórico e (ou) museu de arte contemporânea?

• Museus Judaicos, Holocausto e 7 de outubro: o que muda?

• O Povo do Livro: Bibliotecas, arquivos e espaços de salvaguarda da memória.

• Pesquisa e difusão nos espaços culturais.

Orientações para submissão:

A proposta deve ser entregue em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, contendo:
•  Título
•  Nome completo do autor(a)
•  Eixo temático da apresentação
•  Apresentação de no máximo 300 palavras

Anexar minibiografia (máximo 250 palavras, preferencialmente em formato PDF)

Os trabalhos poderão ser apresentados em dois formatos:
1. Em um painel coletivo com até 20 minutos, com tempo para discussão.
2. Apresentação de até 10 minutos, estilo TED talks, sem espaço para discussão.

Prazo de envio: 05 de agosto a 31 de agosto

Os interessados devem preencher o formulário e anexar documentos aqui.

Os custos envolvendo viagem, hospedagem e alimentação são de responsabilidade do(a) participante. Caso seja necessária uma ajuda de custo, contate a comissão organizadora para que o pedido seja analisado.

Idiomas aceitos: português, espanhol e inglês.

Abaixo, as cartas de chamada nos 3 idiomas.

Chamada de trabalhos | Português
Convocatoria de propuestas | Español
Call for papers | English

Em caso de dúvida, contatar a comissão organizadora: [email protected]