Judeidade e negritude

10.09.2022

COMPRE SEU INGRESSO

10 de setembro - 16h

Com os crescentes casos de neonazismo no Brasil e as atuais tensões políticas e sociais, a segunda mesa da série Judeidade e Negritude trata sobre as ameaças do supremacismo branco, o aumento de grupos extremistas no país e no mundo, e relaciona passado e presente, para discutir tais impactos nos grupos minoritários, sobretudo judeus e negros.

Luciana Alves possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2005) e mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010), atualmente cursa doutorado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É autora do livro Ser Branco, publicado em 2013 pela editora HUCITEC, de capítulo do livro Diferenças e Desigualdades na Escola, publicado em 2012 pela Editora Papirus, e de artigos publicados em periódicos científicos. Exerce a função de Pró-reitora Adjunta de Assuntos Estudantis na Universidade Federal de São Paulo e de Consultora em Educação para as Relações Étnico-raciais no Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade (CEERT)

Lia Schucman é doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo com estágio de Doutoramento no Centro de Novos Estudos Raciais pela Universidade da Califórnia. Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) pesquisadora de Psicologia e Relações étnico-raciais . Autora dos livro “Entre o Encardido, o Branco e o Branquíssimo: Branquitude, Hierarquia” e Poder na Cidade de São Paulo? (Veneta 2020) e Famílias Interraciais: tensões entre cor e amor (EDUFBA, 2018)

A série Judeidade e Negritude é uma iniciativa do Museu Judaico de São Paulo, do Instituto Brasil-Israel e da Casa Sueli Carneiro, com colaboração dos editores Ricardo Teperman e Fernando Baldraia, que promove conversas acerca das aproximações e tensões relacionadas à judeidade e à negritude, passando pela pesquisa de alianças e clivagens históricas entre os dois grupos, intersecções entre as duas identidades e reflexões de interesse comum nos campos da arte, da cultura, da antropologia, da psicanálise, entre outros.

Livre