1 ano MUJ

Confira a programação em celebração ao primeiro ano do Museu

programação

03 a 11 de dezembro
Entrada Gratuita!

Compre seu ingresso

Durante a semana, entre os dias 3 e 11 de dezembro, a entrada no Museu será gratuita!

03 a 11 de dezembro
Cúpula personalizada

O público é o grande homenageado durante a semana de aniversário do MUJ! Por isso, durante as comemorações, a cúpula da antiga sinagoga transmite fotos de visitantes que participaram da campanha #1anomuj nas redes sociais.

03 a 11 de dezembro
Descontos especiais

Durante a semana de celebração do primeiro ano do Museu, a Lojinha apresenta descontos especiais em produtos selecionados.

sábados
03 e 10 de dezembro, às 11h30
Livro Vivo

O núcleo de Educação e Participação do MUJ realiza uma atividade especial em celebração ao primeiro ano do Museu. O Livro Vivo é uma leitura mediada e musicalizada junto aos educadores. A atividade é destinada às crianças de diferentes idades e todos são bem-vindos.

domingo
04 de dezembro, às 18h

Assucena
Minha voz e eu

Compre seu ingresso

A cantora Assucena apresenta seu show “Minha voz e eu”, uma conversa entre a voz, a distorção, a melodia e a tecnologia. O show passeia por beats, violão e guitarra com um repertório autoral que se mescla à tradição da música popular brasileira, incluindo canções consagradas de Gonzaguinha, Caymmi, Gal, Luiz Melodia e Tom Jobim. Também será apresentado um repertório especial para o aniversário do Museu.

A cantora, compositora e intérprete ficou conhecida pelo trabalho desenvolvido durante seis anos com a banda “As Baías”, projeto com o qual foi indicada duas vezes ao Grammy Latino (2019 e 2020) e conquistou duas categorias no 29º Prêmio da Música Brasileira. Em 2022, Assucena lançou os primeiros singles da carreira solo: a canção autoral inédita “Parti do Alto” e uma releitura-homenagem de “Ela”, gravada por Elis Regina há 50 anos. Seus primeiros trabalhos desta nova fase têm sido muito bem recebidos pelo público e pela crítica especializada. Neste momento, a artista está em estúdio preparando seu primeiro álbum solo, integralmente autoral.

A artista tem em sua bagagem projetos ao lado de importantes referências da música brasileira como Elza Soares, Alcione, Daniela Mercury, Ivete Sangalo e Ney Matogrosso; além de colaborações com artistas da nova geração, como Emicida, Linn da Quebrada, Pitty, Liniker, Filipe Catto, Xênia França, Luedji Luna, Maria Gadu, Tulipa Ruiz, Pablo Vittar e Fabiana Cozza. Nascida e crescida no sertão da Bahia, Assucena constrói sua identidade artística a partir das influências da música baiana – em especial o Tropicalismo -, assim como das mais variadas vertentes da música popular brasileira, em composições e interpretações que dialogam com ritmos diversos como o samba, o rock e a música pop contemporânea.

quarta-feira
7 de dezembro, às 14h

Oficina CoMemorando:
encontro de memórias

O projeto do MUJ “Tranças no Território”, juntamente com o Instituto Bixiga, CRAI e Casa 1, promovem essa oficina que é o encontro de construções de narrativas de memórias individuais e coletivas a partir de objetos, performances e fotos que representam o museu que somos e que compomos através das nossas histórias. A atividade propõe refletir sobre o espaço museológico como um lugar de memória. Além disso, busca abordar estas questões representando os bens simbólicos culturais e sociais presentes no território, reconhecendo os diversos grupos sociais que compõem as narrativas individuais e coletivas compartilhadas no espaço do museu.

Visite as exposições do MUJ!

Aproveite a semana de gratuidade do MUJ para conferir as exposições temporárias e de longa duração do MUJ!

Térreo
A Vida Judaica

1º subsolo
Judeus no Brasil: histórias trançadas

2º subsolo
Modernas! São Paulo vista por elas

Mezanino
Descer da Nuvem, de Leila Danziger