educação e
participação

por uma educação cocriativa

O núcleo de Educação & Participação é parte integrante do Museu Judaico de São Paulo (MUJ) e está diretamente ligado à área de curadoria . Por essa razão, carrega os valores do MUJ e é movido pelo constante desejo de cocriar.

Missão central do museu, a educação alcançou mais de 20 mil pessoas em mais de 800 atividades desenvolvidas pelos educadores e educadoras do MUJque promoveram momentos de diálogo sobre as diversas expressões e histórias do povo judeu, mas também sobre questões sociais, históricas e contemporâneas, incluindo antissemitismo, racismo e outras formas de preconceito, além de arte, cultura, arquitetura, meio ambiente e tecnologia.

O MUJ é um espaço cultural educativo não formal integrado ao território. A Educação é garantida pela construção de experiências que promovem o pensamento crítico sobre fatos históricos e culturais e no desenvolvimento de atividades arte educativas que abordam temáticas de forma não convencional; a Participação dos visitantes é fundamental para auxiliar a construção de um Museu plural e diverso, movido por uma pedagogia de autonomia que estimula a exploração, a cocriação e o desenvolvimento.

As ações arte educativas são propostas por educadores com múltiplas habilidades e formações variadas nas áreas de história, artes visuais e cênicas, música e estudos judaicos. Assim, o conteúdo das exposições, do patrimônio e do acervo, são mediados , a partir de diversas perspectivas junto ao visitante.

Cocriar para criar mundos em conjunto com outrem.

Dentre as ações desenvolvidas pelo núcleo de Educação e Participação são realizadas visitas mediadas agendadas e espontâneos, visitas teatralizadas, oficinas arte-educativas, contação de histórias, mediação de leitura com musicalização, encontro com professores, cursos e palestras que dialogam com as diversas expressões culturais contemporâneas e visam à democratização e acesso ao conteúdo do museu.

A partir deste combinado de ações, o MUJ reafirma o seu compromisso com a educação como caminho possível para transformação e integração social. Seguiremos buscando contribuir para democratizar o acesso aos bens culturais, colaborar com a formação de públicos em museus desde a primeira infância até a vida adulta e auxiliar na formação continuada dos profissionais da educação e da cultura.

As ações do núcleo de Educação e Participação do Museu Judaico de São Paulo são viabilizadas com recursos da Lei Rouanet e apoiadores.

visita mediada

Educadores mediadores realizam visitas de grupos às exposições em cartaz no museu.

Quer agendar uma visita com a gente?

Agendamentos via e-mail [email protected]

O envio de e-mail não garante o agendamento da visita, aguarde a confirmação.

visitas temáticas especiais

As visitas temáticas especiais são realizadas em atenção à efemérides, celebrações judaicas e não judaicas ou em atenção à exposições temporárias. Acompanhe a programação e as redes sociais do MUJ para mais informações.

Ingressos para participação nas visitas temáticas especiais podem ser retirados via veevart ou na recepção do museu conforme disponibilidade de vagas.

livro musical

Quantas histórias guardam um livro? A leitura é caminho para novos mundos e uma lente para reconhecermos o mundo em que vivemos. Os educadores do MUJ promovem um encontro com o livro e realizam leitura musicalizada junto ao público. Os títulos se conectam ao público e às exposições do MUJ ou datas comemorativas. Acompanhe a programação em nossas redes.

Não é necessária a reserva ou retirada de ingressos para a atividade.

sábados às 11h30
sujeito à alteração de atividade, local e horário

visita teatralizada

Que tal fazer uma viagem no tempo? Educadores realizam visitas teatralizadas que abordam a imigração, patrimônio e arquitetura, história e cultura judaica. As personagens carregam malas cheias de memórias e histórias em um trajeto pelo Museu. Bora embarcar?

Não é necessária a reserva ou retirada de ingressos para a atividade.

sábados às 15h
sujeito à alteração de atividade, local e horário

ações arte educativas

Oficinas, contações de histórias, formações e muitas outras ações são realizadas mensalmente. Acompanhe a programação do MUJ para mais informações.

Dúvidas?

consulte a programação
AGENDE SUA VISITA

Dúvidas?

Equipe

Malu Frizzo coordenadora

Patrícia Gonçalves educadora assistente e produtora

Jo Chiman educador

Marcellus Beghelle educador

Maya Levcovitz educadora

Saulo Calixto educador